domingo, 24 de abril de 2016

24/04 - Dia do Churrasco e do Chimarrão!!

Caros amigos e leitores do blog, olá!

Já é domingo, dia 24 de abril, e este dia tem um significado bem interessante para nós, gaúchos, mas também para todos os amantes destas duas tradições do Rio Grande: Churrasco e Chimarrão!
Talvez esta data nem seja assim tão divulgada, mas cabe fazer a referência visto que o churrasco é feito em todo mundo, com variações, e o chimarrão, aonde tem um gaúcho vivendo, provalvemente terá uma garrafa térmica, uma boa erva, uma bomba e uma cuia para sorver com os amigos ou "solito no más" como se diz no interior do Rio Grande do Sul.
A data foi estabebelecida pela lei estadual 11.929, de 20 de junho de 2003, aprovada pela Assembléia Legislativa do RS e foi proposta pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho pois no dia 24 de abril de 1948 foi fundado o 35 CTG, o pioneiro dos centros de tradições gaúchas e que se mantém até hoje na ativa. 
Atualmente são encontrados centros de tradições gaúchas espalhados pelo Brasil e até no exterior.
Ficou instituido, a partir de 2003, o churrasco como prato típico e o chimarrão como bebida simbolo do Rio Grande do Sul (http://www.al.rs.gov.br/filerepository/repLegis/arquivos/11.929.pdf).
Como se precisasse de lei para sabermos disso, né? kkkk.Claro, com relação ao churrasco a diferenciação é uma forma de perpetuar o churrasco com espeto, visto que hoje temos grelha, como os chilenos fazem, e outras maneiras, forno, etc...
Vou publicar abaixo alguns dos churrascos que já realizei nestes anos de vida, são ótimas lembranças com familiares e amigos e com a certeza de que a cada churrasco significou um aprendizado e uma vivência diferente.
 

 
 
 








Para não dizer que não mostrei chimarrão, vai um em tamanho familia:
É verdade, não tiro foto tomando chimarrão, só assando churrasco....
Comente aqui seus churrascos inesquecíveis! Na Fanpage Panela Forno & Amigos do Facebook iremos convidar a nossos leitores para publicar fotos dos churrascos ou do chimarrão que entraram para a história!
Até a próxima!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Realmente meu caro brother, o churrasco tem seu valor e sabor. Somente quem é doente ou vegano não curte uma carninha. Mas considero que o mais legal do churrasco é o clima, o astral que começa desde a preparação, o trago, o chimarrão e a reunião dos amigos. A conversa próximo a churrasqueira, isto é a mágica do churrasco. E se for bem preparado, ai sim a festa está perfeita. Abraço e parabéns pelo blog. Luiz Henrique.

Anônimo disse...

Toni, muito show seu blog. Paulo.