segunda-feira, 27 de junho de 2016

Programas de culinária - Terceira parte

Olá amigos!
Acharam que eu tinha esquecido, né?
Não, eu prometi e estou cumprindo a postagem de comentários sobre os programas de culinária brasileira, aproveitando já incluo algumas novidades com relação a programas de fora do país. Conheçam abaixo alguns dos programas que já assisti e que recomendo:

Tempero de família – Rodrigo Hilgert, esposo da apresentadora Fernanda Lima, apresenta várias receitas em seu programa. Na temporada que acompanhei a temática eram receitas do interior feitas com ingredientes produzidos por pequenos agricultores, as quais ele retratou visitando estas famílias no interior de Santa Catarina. Cada temporada tem uma temática específica. Não faz muito o apresentador e seu programa estiveram envolvidos em uma polêmica sobre o abate de uma ovelha sendo apresentado durante o desenrolar do programa, o que causou indignação por parte de espectadores. Mas, na verdade, ele apresentou aquilo que acontece. Rapidamente ele pediu desculpas e o canal que mostra o programa fez a edição para não mais apresentar a cena. Não vou entrar nesta discussão pois vale uma postagem específica sobre o assunto.

Receita de viagem com Bel Coelho - A chef Bel Coelho percorre todo o território nacional mostrando receitas e demais aspectos da culinária de cada região brasileira. Geralmente a visita ocorre em um restaurante ou residência, e a partir daí ela participa da escolha dos ingredientes, auxilia na preparação dos pratos e, claro, faz a degustação depois de pronto.
Programa se destaca justamente por esta variedade em apresentar regiões tão diferentes do Brasil, valorizando não só os pratos locais mas também a cultura em geral de cada rincão do nosso país.

Diário do Olivier – O francês Olivier Anquier também apresenta um programa de ótima qualidade. Um dos diferenciais são as viagens ou visitas que ele faz para locais no Brasil e fora dele também, cozinhando em lugares inusitados, como por exemplo, no deserto de Atacama do Chile (abaixo de muito frio) ou no topo do Parque Nacional da Serra da Capivara (uma ventania só).
E no final de cada programa uma receita é preparada na cozinha da sua casa na Serra da Bocaina, São Paulo, um lugar fantástico e onde o apresentador tem todo tipo de tempero (salsa, cebolinha verde, coentro, etc.) e também frutas (laranja, limão, etc.). O francês, por toda esta vivência com culinária do mundo todo, faz com que receitas que parecem sofisticadas fiquem bem simples de serem feitas.


BBQ Brasil - Competição entre participantes de vários lugares do Brasil, que se enfrentam (ou enfrentavam, acho que acabou a temporada) em busca de preparar pratos com cortes assados na churrasqueira. Peixe, frango, porco e gado devem ser preparados com acompanhamentos para avaliação dos juízes do programa. Os itens de avaliação eram o ponto da carne, o tempero, o sabor, a qualidade e a harmonização do acompanhamento com a carne preparada. Eu prefiro carne assada na churrasqueira mais tradicional, sem muita frescura (kkkk!), só sal grosso e tempo suficiente para deixar ao ponto para mal passada, mas o programa vale pelas dicas que cada participante dá quando prepara o seu prato. Justamente a diversidade de perfis dos participantes é que trazia riqueza ao que cada um fazia.      

Mestres churrasqueiros - Programa que acompanha 4 equipes que percorrem o território americano participando de concursos de carnes assadas. A cada concurso estes quatro podem ou não ser escolhidos os melhores entre 40 participantes (em média), e receber prêmios em dinheiro e troféus. Na verdade é uma competição menor dentro de outra. 
Os cortes de carne utilizados são costela, peito. lombo e sobre paleta suína e sobrecoxa de frango.
A preparação das carnes exige conhecer o paladar dos juízes de cada região americana, pois em alguns locais a carne deve ser mais temperada, em outros mais assadas, em outras o corte deve estar perfeito e uniforme e ainda deve haver a preocupação com a apresentação. As carnes são entregues no local onde encontram-se os juízes em embalagens de isopor, sem identificação de qual competidor é.
As carnes recebem o tempero através de agulhas que injetam o liquido dentro da carne, fazendo com que ela absorva melhor o sabor. Os temperos são variados, como suco de maçã, coentro, páprica, sal, alguns tipos de pimenta (do reino, caiena, jalapeno etc.)
Após temperadas e do devido descanso para marinar, as carnes vão para churrasqueiras a lenha, assando por tempos diferentes, conforme o tipo da carne.
Depois é só cortar, organizar a apresentação e servir aos jurados. E torcer por boas colocações! Os momentos que o programa mostra entre temperar, descansar, assar e preparar para servir acaba revelando a amizade entre estes quatro competidores mas também a vontade de vencer e ficar a frente dos demais.

Mestres da fritura -Quando eu pensei que já tinha visto de tudo em termos de programa, me aparece este! Competições onde a imaginação e a criatividade em fritar ingredientes é o grande diferencial é novidade, pelo menos aqui no Brasil. Nos Estados Unidos ocorrem feiras estaduais onde acontecem esta competição, são três jurados que avaliam a qualidade, a criatividade e a apresentação. Além disso, dão dicas sobre a possibilidade dos produtos fazerem sucesso e terem uma venda destacada nestas feiras. Mas imagine de tudo na fritadeira a óleo: sanduíches, croissants, refrigerante (sim, refrigerante frito, já ouviu falar?), manteiga frita, balas de chocolate fritas, enfim, procure na programação do TLC, canal 52, que as vezes aparece algum episódio (a temporada que estava assistindo já acabou).

Um comentário:

Anônimo disse...

Que coisa doida esta de fritar de tudo. Só podia ser coisa de Norte Americanos. E vá lá, a culinária deles não é exemplo de algo saudável para nós.
Luiz Toniolo