segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Férias!!! E a criançada pode se divertir sim, na cozinha!!!! Biscoitos da Vó Loy

Olá amigos!

Chegou o período de férias escolares.... e a pergunta que muitos pais fazem: o que fazer para as crianças aproveitarem o seu tempo? principalmente dias chuvosos e horários impróprios (devido ao sol) para piscina ou praia? Bem, tem várias ideias boas, criativas, mas particularmente acredito que existe uma atividade que, além de divertida, pode ser instrutiva: ir para a cozinha aprender culinária com receitas fáceis!!!
Sim, a culinária além de ser um passatempo muito interessante ajuda a criança a desenvolver autonomia e  criatividade, gosto por temperos, frutas, verduras, receitas diferentes, enfim, estimula os sentidos e isso acaba refletindo nos seus próximos anos de vida.
Lá em casa temos uma garotinha de 8 anos que já se vira em algumas coisas: faz ovo mole de micro-ondas, corta cebola, faz almôndegas, bem, aqui já temos assuntos para outras postagens.....
Vamos apresentar hoje uma receita de biscoitos caseiros, receita da vó Loy, que a Giulia testou e aprovou fazendo lá em casa:

Ingredientes:

3 xícaras de açúcar
200 gramas de manteiga sem sal
5 ovos
1 colher de sal amoníaco
1 xícara de leite
1 kg. e 200 gr. de farinha


Modo de preparo:

Colocar em uma tigela o açúcar, a manteiga ( deixar em temperatura ambiente para uso), o sal amoníaco e o  leite após ferver (colocar o leite devagar para que não exale um cheiro muito forte do sal amoníaco). Bater os ovos em separado e ir acrescentando aos poucos nesta tigela. Também acrescentar a farinha e ir misturando tudo até que a mistura que vai se formando fique molinha, mas soltando das mãos. Após misturar bem, deixar descansar por alguns minutos.

Pré aqueça o forno a 180 graus e escolha as formas a serem usadas e unte com farinha.
Tudo pronto vamos preparar os biscoitos: Com um rolo de macarrão abrir a massa em uma mesa (pode ser uma pedra como a da foto acima) e deixar a massa fina e uniforme.
Para fazer os biscoitos pode-se utilizar forminhas de vários modelos. Na falta destas formas uma xícara de cafezinho pode ajudar, ou então coloque a imaginação para funcionar fazendo letras do alfabeto, conchas do mar, etc!!!!

 
 
  Biscoitos prontos hora de ir para o forno!
 Um toque refinado e gostoso para os biscoitos é feito com uma calda com os seguintes ingredientes:

3 xícaras de açúcar
3 xícaras de agua
Cravo
Canela

Ferver até o ponto de fio, após retirar do fogo e passar nas bolachas ainda quentes. 
Retirando a canela dos ingredientes temos uma calda mais clara, podemos ver nas fotos abaixo esta diferença!
Pronto, agora é só deixar esfriar e guardar para os momentos de lanche!

Detalhe importante: um adulto deve acompanhar pois utilizamos forno e fogão durante a receita. E também dar dicas que facilitem o entendimento dos pequenos.

Boa diversão!!!

Até a próxima!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

A diversão melhor mesmo é na hora da degustação.
Luiz Toniolo